Buscar

Aparelhos ortodônticos: será que preciso usar?

A correção da posição dos dentes auxilia tanto na estética quanto na saúde bucal. Atualmente existem várias opções de aparelhos para diferentes finalidades, a escolha de qual, quando e como usar deve ser acompanhada por um profissional qualificado.



Existem vários motivos que podem levar um paciente a precisar de um aparelho ortodôntico, como mordida torta ou dentes sobrepostos. Porém, nem todos são fáceis de serem identificados a olho nu, demandando exames de imagem, como o raio-X. O profissional ideal para fazer esta avaliação é o ortodontista, responsável pela correção da posição dos dentes, auxiliando na saúde e na estética bucal.


Os aparelhos ortodônticos mais conhecidos são os fixos, colados aos dentes e interligados por um fio metálico, que faz uma leve pressão para movimentar os dentes e deixá-los nas posições corretas. Mas existem vários tipos de aparelhos que podem ser adequados para diferentes finalidades, de acordo com a avaliação do ortodontista sobre o caso específico de cada paciente.


Uma alternativa mais discreta que o aparelho fixo tradicional é o aparelho de porcelana. Apesar de ter a mesma funcionalidade do fixo, sua coloração permite que ele se camufle nos dentes. O aparelho autoligado também tem as mesmas funções do fixo, mas não faz uso das borrachinhas, deixando o tratamento mais assertivo e rápido, além de esteticamente mais discreto.


Outra modalidade são os aparelhos móveis, que podem ser retirados e recolocados a qualquer momento pelo paciente, na hora de comer ou escovar os dentes. Este tipo de aparelho é feito de resina acrílica e fios de aço, e tem a função de corrigir alguns movimentos dentários ou dar suporte ao resultado do aparelho fixo, após sua retirada.


Uma opção mais moderna capaz de aliar estética e conforto é o Invisalign - um sistema de alinhadores ortodônticos transparentes. As placas desse aparelho são praticamente invisíveis, feitas sob medida e com maior previsibilidade de correção dos dentes.


Independente do tipo, os aparelhos têm a mesma função, que é deixar todos os dentes no lugar, e para isso é preciso fazer uma leve pressão sobre eles, o que pode causar desconfortos. Para evitar que os dentes fiquem ainda mais sensíveis durante o tratamento, é indicado que o paciente evite o consumo de alimentos duros.


O tempo de uso do aparelho é bastante variável, e deve ser analisado caso a caso pelo ortodontista para que seja encontrada a melhor solução. Vale lembrar que o uso irregular de aparelhos ortodônticos pode prejudicar a saúde dos dentes, e por isso é imprescindível procurar a orientação do dentista para obter os melhores arranjos para cada caso.

14 visualizações
Onde Estamos

R. Maestro Cardim, 407 - Conj. 606

Bela Vista, São Paulo

facebook icon.png
instagram icon.png

Contato Rápido

Contato Rápido
Nossos Canais

11 3467-6444

whatsapp.png

11 99245-6004

Instituto BelaOdonto | Todos os direitos Reservados 

FALAR PELO WHATSAPP