Buscar
  • institutobelaodont

As facetas dentárias podem melhorar seu sorriso

Descubra o que são as facetas, em quais casos são indicadas, como é feito o procedimento e quanto tempo dura.



O que são facetas?

As facetas odontológicas são restaurações – de resina ou porcelana – que são coladas nos dentes do paciente que apresentem alguma imperfeição. São utilizadas para melhorar a estética dentária, tornando a aparência mais natural.


Em quais casos são indicadas?

As facetas são indicadas para corrigir falhas, como desalinhamento, ou em casos de dentes muito pequenos. Também são uma alternativa para quem tem os dentes manchados, desgastados ou com espaçamentos – conhecidos como diastemas.


Qual é o material utilizado?

Os materiais utilizados nas facetas podem ser resina ou porcelana e são feitas por protéticos que fabricam próteses dentárias. No caso da resina, ela pode ser aplicada no dente do paciente direto no consultório odontológico.


As facetas de cerâmica feldspáticas têm como característica melhor translucidez, deixando um aspecto ainda mais natural.


Como é feito o procedimento?

O primeiro passo para colocar facetas odontológicas é confeccionar o molde da boca e dos dentes do paciente. As alterações nos formatos dos dentes são aprovadas pelo paciente, que irá avaliar a necessidade de algum ajuste antes de fazer a aplicação. Se o molde for aprovado, será levado para o laboratório de próteses e, depois de pronto, será aplicado pelo dentista no próprio consultório.


Quanto tempo dura?

As facetas duram, em média, dez anos. Mas tudo dependerá dos hábitos alimentares do paciente e de sua higiene bucal. Refrigerantes, suco de limão e o cigarro podem fazer com que a vida útil das facetas seja menor. Além disso, o bruxismo é outro fator que pode prejudicar a conservação. O ideal é cuidar diariamente da saúde bucal para que as facetas durem por mais tempo.


Como são feitas a limpeza e a manutenção?

A manutenção deve ser realizada a cada seis meses, assim como em qualquer paciente e, principalmente, se houver algum problema, como manchas ou fraturas. Neste caso, a faceta deverá ser substituída.


A limpeza das facetas deve seguir os mesmos cuidados com os dentes: a escovação e o uso do fio dental devem ser feitos sempre pelo menos três vezes ao dia.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Onde Estamos

R. Maestro Cardim, 407 - Conj. 606

Bela Vista, São Paulo

facebook icon.png
instagram icon.png

Contato Rápido

Contato Rápido
Nossos Canais

11 3467-6444

whatsapp.png

11 99245-6004

Instituto BelaOdonto | Todos os direitos Reservados 

FALAR PELO WHATSAPP