• institutobelaodont

Como escovar bem os dentes – mesmo!

Escovar os dentes da maneira correta pode evitar vários problemas bucais. Será que você está fazendo direito? Leia esse post e descubra!

Para um sorriso bonito e saudável, sem problemas com gengivite, cáries e tártaro, além de mau hálito, é preciso cuidar bem de dentes, gengiva e língua. Não existe outra receita. Você tem certeza de que está fazendo direito? Neste post, você pode checar sua escovação – e, quem sabe, até descobrir uma maneira melhor de fazer a higiene bucal.

Creme dental

A variedade de cremes dentais nas prateleiras das farmácias e dos supermercados é grande. Como escolher? Primeiro, procure os que contenham flúor para ajudar na prevenção das cáries. Quem tem dentes sensíveis deve prestar atenção no tipo de pasta específico para esta condição. Lembre-se de que, na hora de usar, mais creme na escova não significa mais limpeza. Uma quantidade do tamanho de um grão de ervilha é ideal para deixar a boca higienizada. Consulte seu dentista sobre as melhores opções de cremes dentais para sua condição bucal.

Escovação

Para uma escovação super eficiente, divida a boca em quatro partes: superior direito e esquerdo, inferior direito e esquerdo. Escove cada uma por 30 segundos, lembrando que os dentes possuem várias partes diferentes e cada uma deve ser cuidadosamente escovada até que fique lisa e livre de rugosidades — o que pode ser sentido com a língua. Nada de pressa. Uma escovação completa não pode ser feita em menos de dois minutos. Faça movimentos de circulares, alternados com movimentos para de vai e vem – para frente e para trás –, sem empregar muita força e velocidade, para não machucar a gengiva. Não se esqueça de escovar a língua levemente.

Língua limpa

Já percebeu que a boca fica mais seca quando os dentes não são escovados por longos períodos? Isso ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana sobre a língua, a chamada saburra lingual. É uma massa formada por células descamadas da boca, além de bactérias, muco da saliva e restos alimentares. Ao não escovar a língua, a saburra é tanta que dá a sensação de boca seca e, consequentemente, com mau hálito. Não adianta beber água, é preciso escovar a região.

Fio dental? Todo dia

O fio dental é, às vezes, a única maneira de retirar resíduos que teimam em não sair. Nunca pode ser esquecido, já que evita também o acúmulo de placa bacteriana em regiões da gengiva em que a escova de dente não consegue chegar. Corte aproximadamente 40 cm de fio – quase dois palmos –, enrole nos dedos médios. Use os polegares e indicadores para segurar com firmeza e deslize suavemente entre os dentes. Cuidado para não pressionar e machucar a gengiva. Importante: nunca use uma mesma parte do fio para limpar dois espaços diferentes.

Enxaguante bucal

O enxaguante bucal pode ajudar na difícil tarefa de cuidar da sua saúde bucal, porém, não se engane: ele não substituirá e nem compensará uma escovação mal feita ou a falta de uso do fio dental. A higienização bucal perfeita não inclui o uso do enxaguante a menos que seu dentista o receite para algum tratamento específico. Nesses casos, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Prefira o bochecho ao gargarejo, já que engolir o líquido por acidente pode ser prejudicial à sua saúde. Depois de cuspir o enxaguante, não lave a boca com água, pois o efeito pode ser minimizado. Sempre siga as orientações do seu dentista quanto à dose, período de utilização e indicação do produto.

Não pule a última escovação

Ir para a cama sem escovar os dentes é uma péssima escolha. A boca é habitada por milhares de bactérias que, sem higiene, se multiplicam e formam a placa bacteriana. Durante o sono, a produção de saliva, lubrificante que também é responsável pela “limpeza” da boca, diminui, por causa da a falta de estímulos. E sem a quantidade adequada, as bactérias fazem uma festa noturna dentro da boca.

Procure seu dentista a cada seis meses e siga as recomendações dele. Cuide de sua saúde começando pela boca e tornando seu sorriso cada vez mais bonito.

Onde Estamos

R. Maestro Cardim, 407 - Conj. 606