Buscar
  • institutobelaodont

Conheça os Principais Tipos de Dentadura

Existem vários tipos de dentadura, apenas seu dentista pode avaliar qual o tipo ideal para você mediante uma consulta, mas é sempre bom conhecer e se informar.



O primeiro tipo de dentadura é conhecido como prótese total. Esse tipo de prótese é utilizada apenas nos casos onde o paciente não possua mais dentes. Os novos dentes que virão para substituir os antigos podem ser de vários tons de cores, de diversos formatos e tamanhos. A decisão final é feita em conjunto pelo paciente e pelo dentista para chegar nos melhores resultados funcionais (como mastigação), estéticos e fonéticos, pois os dentes exercem importante função na pronúncia das palavras. A Dentadura pode ter o auxílio de implantes para melhorar a fixação ou mesmo pode ser feita a prótese fixa sobre implante da arcada toda, onde o paciente terá uma prótese fixada e não removível.


A Prótese Parcial Removível é o tipo de prótese utilizada caso o paciente ainda possua alguns dentes. A principal vantagem é que aproveita os dentes já existentes e em geral possui uma manutenção mais facilitada. A prótese irá funcionar com selas (estrutura de resina que fica apoiada sobre a gengiva), grampos, conectores e apoios. Neste caso uma única prótese pode repor todos os dentes ausentes de uma arcada (superior ou inferior).


Um terceiro tipo de prótese é a prótese flexível. Mais recente, esta variação pode hoje ser utilizada como uma nova opção para a prótese removível. A resina flexível descarta o uso dos elementos que seguram a prótese removível, como os grampos metálicos. Uma indicação muito forte para as próteses flexíveis acontece no tratamento odontológico geriátrico, em casos de reabilitação.


O quarto tipo são as próteses fixas. São também chamadas de pontes fixas ou de coroas. Neste caso, um ou mais dentes são substituídos pelas chamadas coroas, que exercem a função de dentes, estarão apoiadas em pino intrarradicular, que será ao final cimentada. Este tratamento muitas vezes, mas não sempre, é acompanhado de um tratamento de canal realizado por um endodontista.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALAR PELO WHATSAPP