Buscar
  • institutobelaodont

Envelhecer com saúde bucal

Estávamos acostumados em imaginar idosos sem dentes e com dentaduras. Mas o futuro chegou!


A odontologia tem mudado com o decorrer dos anos e nós do Instituto BelaOdonto só extraímos dentes quando não há outro recurso possível. Assim pessoas que escovam os dentes pelo menos três vezes ao dia, utilizam fio dental e nos visitam com regularidade podem chegar à terceira idade com seus dentes saudáveis.


Existem alguns problemas que são mais recorrentes em pessoas de idade avançada e precisam de atenção redobrada:


- As cáries e os problemas com as raízes dos dentes são mais comuns (aí vai a importância de caprichar na escovação, fio dental e vir em consulta para avaliação e limpeza).


- A sensibilidade dental pode se agravar com a idade, um dos agravantes deste problema é a retração gengival que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental. Existem pastas apropriadas para dentes sensíveis, mas se o problema for persistente nos procure.


- É comum idosos sofrerem de boca seca. Este fator pode ser ocasionado por medicamentos ou distúrbios da saúde. Se não tratado, pode prejudicar seus dentes. Existem formas para aliviar este desconforto e ainda evitar problemas, consulte-nos para saber mais.


- Doenças como diabete, câncer e problemas no coração podem afetar a saúde da sua boca. Nos informe sempre sobre sua saúde geral antes de qualquer tratamento no consultório odontológico.


- Se tiver algum tipo de prótese fixa ou móvel, elas exigem cuidados específicos. Se houver dúvida, lhes informaremos todos os detalhes. Não deixe de vir consultar pelo menos uma vez ao ano.


- A gengivite é um problema que afeta pessoas de todas as idades, mas é mais frequente em quem já passou dos 40 anos. Se sentir dor, ver manchas ou sangramento na gengiva, venha passar por uma consulta pois o ideal é começar o tratamento no estágio inicial.


Com os devidos cuidados odontológicos e pessoais é possível envelhecer com saúde bucal.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALAR PELO WHATSAPP