Buscar
  • Ana Paula Pasa

Extração de siso sem medo

Muitas pessoas têm receio só de pensar em extrair os dentes do siso, mas existem várias situações em que este tipo de operação é necessária, como os casos em que eles nascem tortos e provocam inflamações.

Normalmente, os dentes do siso nascem entre o fim da adolescência e o início da vida adulta, sendo o último dente em cada lado dos maxilares superiores e inferiores. Sua extração, quando indicada, pode significar uma vida adulta muito mais tranquila.


Originalmente, a função principal do siso era auxiliar nossos ancestrais na mastigação de carnes cruas e duras. Como não temos mais esta necessidade, o siso também perdeu a sua função, sendo sua extração não recomendada apenas quando os novos dentes não incomodam ou afetam a dentição.


Caso contrário, a extração é recomendada para que não haja inflamação, inchaço e dor. Sua retirada também evita que falte espaço dentro da boca para acomodar os dentes.

A extração do siso é um procedimento cirúrgico que, como todos os outros, requer anestesia local ou geral. Para retirá-lo, o cirurgião-dentista fará uma pequena incisão na gengiva, removendo o siso que ainda está por nascer.


Em alguns casos, é necessário remover um pouco do osso em torno do dente ou cortá-lo, mas o procedimento é indolor para o paciente devido à anestesia. Caso sinta qualquer dor, o paciente deve sinalizar ao dentista imediatamente para que a anestesia seja revista.


Recuperação após a remoção dos sisos


Após a extração do siso, é comum que ocorra um inchaço nas bochechas e no pescoço, mas as bolsas de gelo e os medicamentos prescritos pelo dentista amenizam a sensação de incômodo.


Também é indicado evitar alimentos duros e que requerem grande mastigação, sendo a melhor opção os alimentos pastosos ou líquidos nos sete dias seguintes ao procedimento. Sorvetes também são uma boa pedida, já que sua baixa temperatura auxilia na cicatrização da incisão.


Além dos cuidados com a alimentação, é necessário manter-se em repouso por, no mínimo, dois dias, já que é preciso evitar esforços, como em todo procedimento cirúrgico. Para tirar qualquer dúvida sobre o assunto, não deixe de conversar com o dentista sobre o seu caso específico.

1 visualização
Onde Estamos

R. Maestro Cardim, 407 - Conj. 606

Bela Vista, São Paulo

facebook icon.png
instagram icon.png

Contato Rápido

Contato Rápido
Nossos Canais

11 3467-6444

whatsapp.png

11 99245-6004

Instituto BelaOdonto | Todos os direitos Reservados 

FALAR PELO WHATSAPP