Buscar
  • institutobelaodont

Mordida Cruzada

A mordida cruzada pode ser causada por razões genéticas ou por fatores externos. O diagnóstico precoce pode simplificar o tratamento ortodôntico. Saiba mais!



A mordida cruzada nada mais é do que quando a arcada superior não encaixa corretamente com a superior, esse encaixe incorreto pode ser lateral, para frente ou para trás e também pode ser o caso denominado mordida aberta.


Estas mordidas podem ocorrer devido a problemas na formação esquelética ou dentária, muitas vezes são causados devido fatores genéticos, porém o uso de chupetas, mamadeiras e chupar os dedos podem acarretá-la ou agravá-la.


As estruturas buco-faciais são relacionadas a funcionalidade e fisiologia de todo o organismo, no caso, o quadro de mordida cruzada pode resultar em problemas respiratórios, de fala, afetar a mastigação e prejudicar a má formação facial da criança.


O ideal é detectar essa característica antes dos 15 anos de idade, pois o tratamento é mais simples com uso de aparelhos ortopédicos ou ortodônticos. Se o problema for esquelético o uso de aparelhos móveis ortopédicos indolores, estimulam neurônios sensoriais da boca, que levam a mensagem até o sistema nervoso central, e este responde remodelando estruturas ósseas, musculares e articulares.


Há também as Pistas Diretas Planas que acarretam alterações nos formatos dos dentes de leite com o acréscimo de resinas compostas, para oferecer os contatos adequados entre dentes superiores e inferiores.


Se a mordida cruzada não é tratada enquanto criança, adultos podem sofrer com os efeitos do quadro como a fratura ou mesmo perda dos dentes, retração da gengiva, bruxismo e sobrecarga da articulação da boca que gera excessivo desgaste.


O tratamento do adulto, que apresenta essas características, normalmente envolve o uso de aparelhos fixos e intervenção cirúrgica.


Portanto leve seus filhos ao dentista periodicamente e se acredita sofrer deste mal marque uma consulta. Quanto mais cedo for diagnosticado mais simples o tratamento e evitará agravantes.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALAR PELO WHATSAPP