Buscar
  • institutobelaodont

O que Bichectomia?

Tudo que você precisar saber antes de realizar esse procedimento.



O termo bichectomia pode parecer estranho à primeira vista, mas está ganhando cada vez mais visibilidade em todo o mundo. O procedimento, que pode ser feito por cirurgiões-plásticos e cirurgiões-dentistas especializados, consiste na retirada da bola de Bichat, que é um acúmulo de gordura na região das bochechas, com o objetivo de deixá-las menos volumosas, afinando o rosto.


Várias celebridades internacionais já aderiram ao procedimento, como Madonna, Megan Fox, Angelina Jolie e Kim Kardashian. Mas o rol de artistas de rostos afinados pela bichectomia não inclui apenas mulheres – o humorista Rodrigo Sant’anna é um exemplo de um homem passou pelo procedimento recentemente.


Apesar de ser procurada para fins estéticos, a bichectomia é indicada, originalmente, para fins de saúde. Algumas pessoas, por terem as bochechas volumosas, acabam mordendo o lado interno das bochechas durante a mastigação, causando feridas. Nestes casos, a bichectomia previne novos acidentes e evita que as feridas possam se repetir e evoluir, tornando-se mais graves.


Independente da finalidade, a retirada da bola de Bichat pode ser feita no consultório odontológico por um dentista especializado e autorizado, e leva em torno de 40 minutos. Inicialmente, é aplicada uma anestesia local similar à utilizada em extrações dentárias. Em seguida, é realizada uma incisão de um a dois centímetros para a retirada da bola de gordura. Para finalizar, o profissional fecha a incisão com alguns pontos.


A recuperação é bem simples, mas requer alguns cuidados básicos. Por se tratar de uma área em contato com diversos tipos de resíduos de alimentos, o paciente deve evitar comer farelos e cascas que possam atrapalhar a cicatrização dos pontos, assim como alimentos muito duros. É indicado o consumo alimentos gelados, pois estes ajudam a diminuir o inchaço após a cirurgia.


Antes de realizar a bichectomia, o paciente deve saber que se trata de um procedimento cirúrgico irreversível, e por isso é recomendável conversar com o dentista para obter todas as explicações e análises sobre as vantagens e desvantagens para o seu caso em particular.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALAR PELO WHATSAPP