• institutobelaodont

Saiba mais sobre o bruxismo

Entenda o que é, quais são os sintomas mais comuns e o tratamento mais adequado

O bruxismo é o ato compulsivo de apertar ou ranger os dentes sem nenhum interesse funcional. O estresse e a ansiedade são das causas mais frequentes.

Se calcula que cerca de 80% da população já sofreu algum episódio de bruxismo ao longo da vida, incluindo adultos, adolescentes e crianças. Sendo uma conduta muito nociva aos dentes, maxilar e aos músculos da boca.

Existem dois tipos de movimentos ocasionados pelo bruxismo, há quem aperte os dentes com força ou quem os range, sendo o último mais danoso.

A manifestação mais comum é o desgaste dental, também podendo causar sensibilidade e fissuras, ou mesmo fraturas e desprendimento de restaurações. Ao longo do tempo pode induzir a perda dos próprios dentes.

O bruxismo produz um tipo de exercício que também vai gerar problema nos músculos mastigatórios e nas articulações da mandíbula. Provocando dor e estalos e ainda ocasionar dor de ouvido, dores de cabeça além de outros problemas graves.

O bruxismo pode ser diurno ou noturno, sendo o último mais frequente e que muitas vezes passa despercebido.

Uma das propostas de alívio para o bruxismo é uma placa de resina transparente que fica entre os dentes, deve ser usada ao dormir. Ela melhorará a posição da mandíbula, evitará o desgaste e as fraturas dentais e relaxara os músculos mastigatórios. Também protegerá as restaurações, próteses e lentes de contato.

Se estiver acordando mais cansado do que foi dormir, sofrendo com dores de cabeça constantes, amolecimento dos dentes, hipersensibilidade dental, se perceber que seus dentes estão desgastados, sentir dores de ouvido, estalos no maxilar, entre outros sintomas, agende uma consulta conosco, você pode estar sofrendo de bruxismo.

1 visualização0 comentário