Buscar

Você sabia que o estresse afeta também a saúde bucal?

Bruxismo, cárie, tensionamento da mandíbula e afta são alguns dos problemas bucais que o estresse pode provocar.



O significado da palavra estresse descrito pelo dicionário Aurélio é “conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras capazes de perturbar a homeostase” (equilíbrio).


Vamos nos ater às agressões psíquicas que são as que mais associamos a esse nome.

A pressa, o caos urbano, o sedentarismo, a má alimentação, a falta de contato com a natureza, trabalhos com altas cargas horárias, falta de carinho, ausência de amor no convívio diário, entre muitos outros fatores geram tensão em nossas rotinas.


Essa tensão constante e duradoura gera o desequilíbrio corporal, afetando a qualidade do sono, a paciência, a queda da imunidade, a falta de concentração entre outros.

Na saúde bucal por exemplo esses problemas podem favorecer o surgimento de distúrbios como o ranger de dentes, o tensionamento excessivo da mandíbula e aftas; a falta de cuidados pessoais (muito comum em pessoas estressadas) pode acarretar o desenvolvimento de cáries.


Para extravasar o estresse muitas pessoas recorrem a soluções prejudiciais e paliativas, como o uso de álcool, drogas e tabagismo que afetam a saúde como um todo, inclusive a bucal.


Descobrir as razões que geram o estresse é fundamental para dominá-lo, além de buscar hábitos saudáveis para extravasar as tensões diárias como separar horas semanais para encontrar amigos, fazer esportes e passear ao ar livre.


Pequenas mudanças positivas contribuem evolutivamente para melhora da qualidade da vida de forma duradoura, incluindo a possibilidade de sorrisos saudáveis.


12 visualizações
Onde Estamos

R. Maestro Cardim, 407 - Conj. 606

Bela Vista, São Paulo

facebook icon.png
instagram icon.png

Contato Rápido

Contato Rápido
Nossos Canais

11 3467-6444

whatsapp.png

11 99245-6004

Instituto BelaOdonto | Todos os direitos Reservados 

FALAR PELO WHATSAPP